sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Sexta UUHHHUUU!!!

Olá amigas!

Hoje é sexta! E alguém anotou a placa do caminhão que me atropelou? rsrsr Explico. É que hoje comecei com a aula de pilates. Gsuis!!!! Antes eu morria de inveja (boa, claro) das amigas que ficavam mais tempo na academia. Agora que estou do lar, não fazia por preguiça mesmo... rsrsrs Mas hoje fui exemplar. Esteira e pilates... Muito bom mesmo.
Hoje fui almoçar naquele hotel maravilhoso, só esqueci de levar máquina de fotografar...
Não ganhei o concurso da Fla nem o da Tatiana! Mas o importante é participar...
Como não ganhei vou colocar a receita que enviei pro concurso da Fla. Eu achei muito boa, espero que gostem.


SUFLÊ DE MIGNON COM PIMENTA ROSA.
Experimentei esta receita num restaurante aqui de Curitiba chamado Bella Banoffi http://www.bellabanoffi.com.br/
Fiquei encantada com o sabor e decidi reprodizir em casa. Não tinha a receita daquele prato em especial, mas juntando uma informação aqui, outra acolá, creio que consegui fazer algo bem semelhante.
Então, de um livro chamado O Gosto Brasileiro - as mais famosas receitas das nossas avós - Cozinha Francesa que minha mãe me emprestou, eu tirei a receita de Soufflé au Fromage, ou suflê de queijo. Reproduzirei na íntegra a receita do livro.

SOUFFLÉ AU FROMAGE

4 colheres de sopa (80 gramas) de manteiga
1 xícara (100 gramas) de queijo prato ralado fino
3 colheres de sopa (30 gramas) de farinha de trigo peneirada
1 xícara (240 mililitros) de leite quente
sal e pimenta-do-reino a gosto
4 gemas
4 claras

Preaqueça o forno em temperatura alta (220 graus Celsius). Unte com uma colher de sopa de manteiga uma forma refratária para suflê com 18 cm de diâmetro. Polvilhe 3 colheres de queijo ralado e reserve.
Numa panela com capacidade para 3 litros, coloque a manteiga restante, leve ao fogo médio e deixe derreter. Quando a manteiga espumar, junte a farinha de trigo e mexa com uma colher de pau, sem deixar dourar, por cerca de 2 minutos.
Retire a panela do fogo, junte o leite quente e bata com um batedor de claras ou um garfo até misturar bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, leve ao fogo brando, mexendo sempre, até o molho ficar espesso e ferver.
Deixe o molho ferver por 3 minutos, retire a panela do fogo, junte as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição, até a mistura ficar bem homogênea, e reserve.
Numa tigela grande, limpa e seca, bata as claras até ficarem em ponto de neve firme, isto é, ao retirar o batedor as claras deverão formar picos firmes. Junte uma colher de sopa bem cheia de claras ao molho de gemas. Acrescente uma colher de queijo ralado e misture com cuidado.
Com uma espátula, vá juntando as claras à mistura, mexendo delicadamente com movimentos de baixo para cima (e não da direita para a esquerda, como em geral se mexe).
Coloque o creme obtido na forma preparada: deverá atingir somente 3/4 da altura da forma. Alise a superfície com a espátula e polvilhe com o queijo ralado restante.
Leve ao forno preaquecido, diminua a temperatura para média (180 graus Celsius) e asse por cerca de 30 minutos ou até o suflê crescer e dourar. Retire do forno e sirva em seguida.
Rendimento: 4 porções (com 18 cm de diâmetro).

Agora farei algumas considerações:
Na minha versão reduzi para 3 ovos, diminuí um pouco o leite (pois somos em dois aqui em casa) e usei queijo mussarela e parmesão.
Fiz em pequenos ramequins, pois acho que porções individuais ficam mais apresentáveis e assados por igual. Rendeu 7 ramequins pequenos.
A receita é ultra detalhada, pois é um livro bem antigo, e parece trabalhosa, mas até eu que não sou muito familiarizada com pratos sofisticados e nunca havia feito, consegui fazer.

Mas esta é uma receita de suflê de queijo. Agora vamos às complementações que dão nome ao prato proposto.
Acrescentei um punhado de pimenta rosa à mistura final de claras e gemas. Esta pimenta é bem suave, não é ardida e tem o gosto marcante. No restaurante só sentí o gosto da pimenta, mas não a ví. Provavelmente eles moeram na hora. Como eu não tinha este recurso, coloquei o grão inteiro mesmo e achei que não teve alteração significativa no sabor.
Como gosto de carne bem passada grelhei cubos de mignon (temperados com sal e pimenta apenas) numa frigideira anti aderente, sem usar óleo.
Então, antes de seguir os passos da montagem, coloquei 5 cubos de carne em cada ramequim e depois continuei normalmente a receita. Não deu nem tempo de tirar foto... rsrsrsrs

É isso amigas! Bom fim de semana prá vocês e até segunda!!!

7 comentários:

  1. Souflé.... amoooooooooooooooooooooooooooooooooo... bjs e uma ótima sexta!!!!

    ResponderExcluir
  2. Humm essas receitas parecem ser tudo de bom, depois quando puder coloca as fotos..Eu adoro pilates, faz tempo q não prático, mas é maravilhoso. Beijos e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  3. Amiga que delicia de receita,

    ah estarei te esperando lá no encontro amanhã


    bjs e avante

    ResponderExcluir
  4. poxa e essa receita não ganhou.? mas é dos deuses . adoro pimenta rosa.

    ResponderExcluir
  5. Chris, a receita é demais mesmo viu.
    Tanto é que já fui atrás de pimenta rosa para comprar e fazer.
    Ela não ganhou a promoção, mas entrou no meu caderno de receitas!
    Beijos e obrigada por participar.
    Fla

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Pilates é bom mesmo.

    Vc é bem prendada, heim?
    Final de semana fui fazer uma receita que ia 5 grãos de pimenta rosa, mas não encontrei no mercado e coloquei 5 grãos de pimenta branca. SErá que dá muita diferença??
    Bjos.
    Bom findi.

    ResponderExcluir
  7. Crisssssssss querida...te achei..rsrsrs
    Amei te conhecer !
    Bom domingão!
    Bjussss

    ResponderExcluir

Comentar emagrece viu?